Festa de Fim de Ano: Não Erre!

equipe
10 Necessidades Comportamentais para Equipes de Alta Performance
6 de novembro de 2017
Introvertidos também podem ser líderes!
10 de janeiro de 2018

O ano voou, não é mesmo? Já estamos em dezembro, mês em que as empresas preparam as festas de confraternização para celebrar os resultados com toda a equipe. Nestas celebrações toda a empresa se une, colocando departamentos e equipes em um único espaço, em clima de festa, o que muitas vezes pode ser um campo fértil para algumas gafes, o que pode comprometer a imagem profissional.

A Empresa Brasileira de Coaching (EBC), uma nova referência em Coaching, explica que nestes ambientes o que deve prevalecer é o bom senso. “A festa de confraternização é uma celebração da empresa, não é uma balada”, comenta o Master Coach da EBC, Fábio Meneghim. Com mais de 15 anos de experiência como executivo de multinacional, Fábio é formado em Business & Executive Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching e lista 11 dicas de como deixar uma marca positiva na festa de confraternização de fim de ano:

  • Compareça e desfrute do momento;
  • Coma e beba adequadamente;
  • Deixe as reclamações do lado de fora;
  • Invista em sua imagem com naturalidade e inteligência;
  • Se tiver uma oportunidade, converse com os líderes. Cause uma boa impressão – mas sem bajular ou puxar assunto com frases clichês;
  • Aproveite para se aproximar das pessoas de outras áreas. Aumente o seu networking interno;
  • Vista-se para uma festa, não para uma balada. Entenda o Dress Code;
  • Evite paqueras, mesmo você sendo solteiro (a);
  • Não tire fotos constrangedoras dos seus colegas; cuidado com o que posta nas redes sociais – lembre-se, ainda que seja uma festa, trata-se de um ambiente corporativo;
  • Peça desculpas por eventuais gafes.

Ana Kekligian, formada em Master Coach e Análise Comportamental pelo IBC e sócia da EBC, comenta que a festa de confraternização pode ser um excelente momento para se apresentar de forma elegante, marcar presença com naturalidade, imprimindo uma imagem profissional confiante. “O Coaching trabalha através de reflexão. Para as festas de fim de ano, é importante que o profissional se pergunte, por exemplo: como posso aproveitar esse evento para melhorar minha imagem na empresa?”. Com mais de 18 anos de vivência como executiva de marketing, a Master Coach dá uma dica fundamental: “é importante fazer uma reflexão sobre que imagem quer transmitir”. Essas respostas costumam ser geradas em um processo de coaching, onde um conjunto de técnicas são aplicadas para levar o indivíduo a um profundo autoconhecimento e domínio de suas atitudes para que possa atingir os resultados esperados. “Conduzimos o coachee a uma etapa na qual ele passa a analisar qual o impacto que seu comportamento em uma festa de fim de ano da empresa pode ter em sua carreira”, afirma Ana.

Sobre a EBC
A Empresa Brasileira de Coaching tem a missão de promover e tornar o desenvolvimento pessoal mais acessível para que mais pessoas tenham a possibilidade de crescer pessoal e profissionalmente, com o objetivo de encontrar felicidade, plenitude e um propósito de vida. Por meio de técnicas inovadoras e um atendimento diferenciado, promove o desenvolvimento das capacidades comportamentais utilizando a filosofia e técnicas de coaching que possibilitam o crescimento pessoal, profissional e dos negócios. Fundada pelos Master Coaches Fábio Meneghim e Ana Kekligian, a EBC é uma parceira estratégica de companhias que visam o desenvolvimento de talentos e de seus negócios. Trata-se de uma empresa apaixonada por pessoas, seus negócios e seus desafios, praticando um coaching humanizado e personalizado, conectado totalmente com a essência de seus clientes. Entre as técnicas aplicadas pela EBC estão o Coaching Eriksoniano, Análise Comportamental, Business & Executive Coaching e Consultoria 360.