A Importância do Pensamento Sistêmico nas Empresas.

Dicas de CineCoaching – Liderança
3 de setembro de 2018
Dicas de CineCoaching
2 de outubro de 2018

A vida é composta por sistemas. Eles estão presentes na sociedade, na nossa casa, nas escolas, no trabalho e até no nosso corpo. Um sistema é um conjunto de partes que interagem de forma organizada entre si, que por sua vez, se influenciam de forma recíproca.

Com base nesse contexto, podemos dizer que o pensamento sistêmico se refere a capacidade que uma pessoa tem de avaliar as eventualidades que ocorrem no meio e suas possíveis consequências e assim, propõe soluções capazes de estender às partes envolvidas. Dessa forma, o termo não lida apenas com a pessoa de forma individual, mas também, com o seu contexto e as relações que ali existem. O pensamento sistêmico pode ser desenvolvido tanto em âmbito pessoal, quanto profissional.

No ambiente corporativo, podemos observar que uma empresa também é um sistema, pois os diferentes departamentos, equipamentos, funções e atividades, interagem entre si e estão interligados. Nesse sentido, é extremamente importante desenvolver o pensamento sistêmico na organização, pois ele tem como foco, compreender as relações que ocorrem dentro da empresa e assim, garantir uma melhor tomada de decisões, estratégias assertivas e seu bom funcionamento.

Ou seja, o pensamento sistêmico em uma empresa tem como objetivo, fazer com que as diferentes relações presentes no ambiente contribuam entre si, ao invés de gerar conflitos.

Nos dias de hoje, ainda é comum empresas que possuem muitos departamentos, traçarem metas isoladas, desconectadas entre si e que acabam trazendo poucos resultados. Por conta disso, a necessidade da implementação do pensamento sistêmico nos processos e ações das mesmas é ainda maior, o que acarretará em uma melhor compreensão e visão sistêmica.

Benefícios do pensamento sistêmico
O pensamento sistêmico gera benefícios como:
•           Planejamento de ações;
•           Soluções para a resolução de problemas;
•           Alcance de objetivos;
•           Interpretações assertivas;
•           Alternativas antes da tomada de decisão;
•           Diminuição de julgamentos;
•           Novas percepções;
•           Análise das consequências;
•           Ações realistas,
•           Habilidade de observação;
•           Relacionamento interpessoal.

O pensamento sistêmico, quando colocado em prática, melhora as relações que ocorrem na organização, seja ela com os colaboradores, os fornecedores ou o público-alvo final.

Com isso, a empresa é capaz de gerir melhor suas equipes, promover mudanças, desenvolver um planejamento assertivo, potencializar as habilidades de liderança, e assim, garantir seu crescimento, vantagem competitiva e resultados eficazes.

E você, como pode aplicar o pensamento sistêmico na sua equipe?