A AUTORRESPONSABILIDADE É ESSENCIAL PARA TOMAR AS RÉDEAS DA SUA PRÓPRIA VIDA E SE TORNAR O PROTAGONISTA DA SUA HISTÓRIA.

A LIDERANÇA FEMININA E SEUS IMPACTOS.
10 de setembro de 2019
QUAL O SIGNIFICADO DE VIVER A VIDA? JÁ PAROU PARA PENSAR NISSO?
18 de dezembro de 2019
Show all

Culpado ou Responsável?

Quando algo de negativo acontece, a primeira reação é encontrar um culpado ou se culpar. Um hábito humano reforçado por padrões mentais: se a responsabilidade não for nossa, seremos mais aceitos. Principalmente, por conta do medo de ser rejeitado ao errar ou, pela insegurança criada pela superproteção na infância e falta de tato para lidar com as frustrações do dia a dia. Mas será que se tornando vítima e transferindo a culpa para terceiros, fica realmente mais fácil de enfrentar determinadas situações?

O fato é que apontar culpados parece ser muito mais simples. Mas você não aprende, reflete ou evolui com isso. Pelo contrário, só está delegando o problema para outra pessoa. Ao escolher se martirizar você fica muito mais frágil e preso ao passado. Enquanto, ao assumir a responsabilidade, você está assumindo o verdadeiro poder dentro de si: o poder de mudar.

Ao substituir a palavra culpa pela responsabilidade, transferimos a conotação negativa para um novo significado, uma nova chance e possibilidade. A autorresponsabilidade tem potência, traz motivação, dá espaço para o crescimento e aprendizado. É o cuidado do seu emocional e das suas relações. Permite que você faça escolhas, entendendo que terá sim consequências. Mas isso não irá te paralisar, pois sabe que é resultado de tudo que você vive e que pode mudar, transformar, fazer diferente e aprender.

Este é um caminho contínuo de aprendizado e grandes reflexões. Para realmente tomar as rédeas de sua vida, você precisa criar consciência, olhar de uma maneira que não está acostumado e se questionar. Fortaleça essa disciplina de agir diferente, ao invés de ficar sempre fugindo da responsabilidade ou procurando culpados. Faça uma avaliação das suas decisões e comportamentos. Mantenha o foco nos seus resultados e lições.

Isso não beneficiará apenas sua vida particular, mas também seu ambiente de trabalho. Profissionais que se sentem responsáveis por suas demandas e parte das conquistas da empresa são mais engajados e motivados. Possuem mais autoconhecimento, novas perspectivas, melhoram sua capacidade e habilidade social, além de reduzirem conflitos internos.

E quando um líder dá liberdade para que seus colaboradores realizem suas tarefas de forma mais autônoma, eles são mais proativos e desenvolvem a autorresponsabilidade. Afinal, eles passam a ter consciência de que ao cumprir seu papel com comprometimento, os resultados do negócio serão potencializados. Tornando-os cruciais para a empresa.

Diante do que eu vejo nas sessões de coaching, quando culpamos alguém, estamos condenando esta pessoa. E quando nos culpamos, acontece a mesma coisa. Ao apontar o erro dos outros, você está impossibilitando esta pessoa de tomar qualquer atitude diferente. Afinal, ele é culpado. O que tem a fazer além de se esconder ou ir embora? Uma vez que você se culpa, estará fadado a isto também.

Agora quando você é responsável, você reconhece o que foi feito e tem plenas condições de reverter a situação. Você faz diferente, transforma tudo num grande aprendizado e até mesmo inspiração. Grandes líderes assumem seus erros e influenciam mais suas equipes com essa atitude.

E isso não acontece apenas no ambiente profissional, mas também no pessoal. Quando nos responsabilizamos pelos nossos erros perante nossos filhos e pessoas que nos rodeiam, estimulamos o outro a fazer o mesmo. Isso é uma inspiração de coragem!

Da mesma forma que aprendemos a culpar os outros, também podemos desenvolver nossa autorresponsabilidade. A diferença é que é necessário um pouco mais de dedicação para aprimorá-la.

Com Autorresponsabilidade você se torna o Protagonista de sua História!

Ficou interessado em descobrir a real potência da Autorresponsabilidade e a Inteligência Emocional na sua vida?

Entre em contato comigo: 11 94756-5478 – anak@ebrccoaching.com.br

Ana Kekligian – Plestrante, Master Coach de Desempenho, Analista Comportamental, Especialista Emocional – Formada pelo IBC – Instituto Brasileiro de Coaching (4 certificações) e pelo SBIE – Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional. Recém formada em Triad Certified Productivity Specialist, pela TriadPS.

Fundadora da EBC – Empresa Brasileira de Coaching.

//]]>